Esse seu olhar...

Nem tudo está perdido! Pódi crê moral![rs]...
Essa frase com cara de título de romance pré-adolescente ou na menos pior das hipóteses tema de livros de auto-ajuda (nada análogo ao meu blog..rs), quase sempre se faz presente nas mentes das pessoas que conseguem encontrar a sua bendita luz no fim do túnel.
Em grande parte das histórias de ficção existe sempre um desfecho feliz, muitas vezes previsível das situações expostas aos leitores e que fazem os mesmos se prenderem à leitura e/ou imagens(no caso dos filmes) na esperança de ver um desfecho que aponte alguma solução esperada de final feliz. Isso é pra mim uma pena! Desperdício para o artista perder um final trágico e muitas vezes interessante, só pra não deixar de ser comercial. Não estou me baseando em estatísticas nem nada, mas apesar de não ter tido muito tempo para este tipo de leitura, adoro passear pelas prateleiras de livrarias e observar os TOP TOP do momento, dando pra traçar um perfil dos leitores não só nacionais quanto internacionais também. Enquanto muitas pessoas ainda correm atrás de ajuda pra não entrar em depressão, outros já depressivos procuram histórias macabras e que no final das contas ainda sobra alguém vivo pra contar história e mesmo assim vive feliz pra sempre. E quem disse que vai ser feliz pra sempre????
Nossa, às vezes eu mesmo me acho tão pessimista[rs]...Mas é verdade, os contos de ficção são limitados e não há como saber o que acontece na vida de uma personagem até atingir seu desfecho. Poucos livros chegam falar da feliz morte de uma pessoa (e tem que ser feliz pra dar IBOPE..), pois não há quem sem interesse por isso...Que papo mais sem pé nem cabeça neh?? Deveria mudar meu blog pra: Minhas divagações e tenho a convicçõa que sou um cara muito corajoso, pois assumo o risco de perder meus leitores falando tanta abobrinha.
A nossa vida é cheia de fases, já falei disso nesse blog e volto a falar agora. Quando falo na importância ds finais tristes, não quero dizer que o mundo precisa ser infeliz porque é a melhor coisa do mundo, mas que isso podem sim se converter em recomeços muito melhores, Quando você pensa que um problema não tem mais solução, sempre existirá uma equipe de analistas para prever os prejuízos e fazer com que tudo dê certo, gerando sempre benefícios para todos.

Um olhar diz tudo...Ele me disse!

Obrigado por ...

2 comentários:

Unknown disse...

Sobre este ponto em sua divagação: "Mas é verdade, os contos de ficção são limitados e não há como saber o que acontece na vida de uma personagem até atingir seu desfecho".
Triste é aquele leitor que não sabe guiar a narrativa que se lê!
Umberto Eco, diz que a Narrativa é como um bosque, no seu livro "Seis Passeios pelo Bosque da ficção". Precisamos adentrar a fundo e preencher as suas lacunas.
“Mesmo quando não existem num bosque trilhas bem definidas, todos podem traçar sua própria trilha, decidindo ir para a esquerda ou para a direita de determinada árvore e, a cada árvore que encontrar, optando por esta ou aquela direção” (p. 12).
(Até que peguei alguma coisa das aulas de Construindo sentidos)

Na leitura, para aquele leitor que gosta de preencher as lacunas do bosque (narrativa). Ele sai da obra e guia seu caminho imaginativo,participa da criação... E assim podemos fazer na nossa vida real,pois não vamos encontrar tudo linear ou lógico e nem tudo vai estar na mesma velocidade!

Auto -Ajuda são modelos de sonhos de outras pessoas. Receita pronta só serve para bolos e outros quitutes! Não quero desfavorecer estas obras, mas é a realidade delas! Eu já li e muito...

Sobre os romances e seus finais, segundo "Dona Flor e seus dois maridos", não há romance sem tristeza (eu acho que foi no filme, não terminei de ler a obra toda)...Não me lembro a personagem que disse isso...Mas só para enfatizar a importância dos finais, tanto ele feliz, quanto infeliz. Muitas vezes nos deixamos guiar somente por esse lado emotivo que as obras nos trazem, depois é que vamos analisar por um viés mais racional.Isso é, quando se analisa. Tem pessoas que preferem seguir apenas o emocional. E dai alguns sentimentos trazem hábitos, costumes e criam uma realidade inventada!

Ufá...será que foi mais confusa???!

Unknown disse...

Sem desfecho,mas com bastante respaldo bibliográfico..Típico desse povo das Letras...Ti amu minha linda...Vc se perdeu tb, mas não há nada melhor q se encontrar em seguida..obrigadoi por expor sua opniao..bju